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Regulamento

Regulamento

Regras de votação "Retailer of the Year Portugal", versão agosto de 2021

Estes regulamentos aplicam-se às votações "A Melhor Loja Portugal", "Webshop Award Portugal" e "Retailer of the Year Portugal". As votações são organizadas pela Q&A Insights Europe BV (doravante denominada Q&A).

Votações
  1. A Q&A organiza os prémios anuais "A Melhor Loja Portugal" e "Webshop Award Portugal".
  2. Os vencedores das categorias e os vencedores globais nas votações "A Melhor Loja Portugal" e "Webshop Award Portugal" participam automaticamente nos próximos prémios da Q&A para "Retailer of the Year Portugal".
Participantes
  1. Todas as cadeias de retalho, com um mínimo de cinco lojas em Portugal, podem participar no concurso para a votação "A Melhor Loja Portugal". O mesmo se aplica às cadeias de retalho com mais de 30 lojas na Europa, das quais pelo menos três estão localizadas em Portugal. Se um retalhista não aparecer no questionário, pode sempre contactar a Q&A.
  2. Todos os retalhistas que atendam aos requisitos acima descritos e tenham uma loja eletrónica - venda de produtos em Portugal - podem participar no 'Webshop Award Portugal’.
  3. Todos os “pure players”, em Portugal, com um volume de negócios de, pelo menos, € 1.000.000 podem participar. Em caso de dúvida, a Q&A pode pedir ao retalhista que demonstre que este requisito de participação foi atendido. Se o retalhista não puder demonstrar esse facto, será excluído de participar no processo de eleição.
Categorias
  1. A Q&A determina as categorias em que os retalhistas são avaliados. Os retalhistas podem indicar a preferência por uma categoria antes a votação. A Q&A processa essas candidaturas de acordo com os padrões de equidade e razoabilidade.
  2. A Q&A reserva-se o direito de adicionar ou excluir categorias. As categorias são revistas anualmente.
Limite de votação
  1. Para se qualificar para uma nomeação para um prémio (categoria) de "A Melhor Loja Portugal" e/ou "Webshop Award Portugal", um retalhista necessita de um mínimo de 380 avaliações.
  2. Se apenas um retalhista atender a esse requisito dentro de uma categoria, a Q&A pode ajustar para baixo o limite de votação de 380 avaliações.
  3. Um mínimo de dois e um máximo de cinco retalhistas serão indicados numa categoria. Se mais de cinco retalhistas atingirem o limite de votação, os cinco retalhistas com a maior nota final agregada serão nomeados.
Materiais promocionais
  1. Os retalhistas podem incentivar os seus clientes a avaliar sua loja (na web). As ferramentas que podem ser utilizadas para este fim incluem links de voz personalizados, banners online e impressos. A Q&A fornece esses materiais promocionais aos retalhistas, a fim de chamar a atenção do consumidor para a votação.
  2. Os retalhistas não estão autorizados a fazer alterações nos materiais promocionais disponibilizados pela Q&A, sem o consentimento prévio por escrito desta.
  3. Os retalhistas que utilizem ficheiros de arte ou outros materiais promocionais (não disponibilizados pela Q&A) para incentivar às votações devem enviá-los para a Q&A para aprovação prévia.
  4. Ao participar nas votações, os retalhistas autorizam a Q&A a utilizar materiais submetidos para publicação (online).
  5. A Q&A pode disponibilizar um "Quota Monitor" e/ou um "Shop Monitor". Com a ajuda dessa ferramenta digital, o retalhista pode acompanhar quantas avaliações a sua loja (web) teve durante a votação. No entanto, não podem advir desta ferramenta quaisquer direitos no que diz respeito ao número de classificações, dado que este é corrigido após o término do período de votação (as classificações podem ser removidas pelas medidas referidas no ponto 23).
Prémios do consumidor
  1. A Q&A, em nome próprio ou em nome de um parceiro, fornece um pacote de prémios para os entrevistados, de modo a incentivar a realização de avaliações de lojas.
    Todos os inquiridos têm a oportunidade de ganhar um dos prémios deste pacote de prémios. Os retalhistas não estão autorizados a comunicar, de forma alguma, prémios fora deste pacote de prémios. Isso exclui a possibilidade de "comprar" votos pelos retalhistas, fornecendo, eles próprios, prémios.
Violação das Regras e do Controlo
  1. A violação por parte dos retalhistas de qualquer das condições incluídas neste regulamento de votações pode resultar em desqualificação. A decisão final de desqualificação pertence à Q&A.
  2. Durante o período de votação, a Q&A verificará aleatoriamente se a campanha está a ser conduzida da forma correta (e, portanto, de acordo com estes regulamentos). Se o controlo revelar que um determinado retalhista está a comunicar com seus próprios prémios ou a utilizar materiais promocionais não aprovados e/ou quaisquer outras condições forem violadas pelo retalhista em questão, seguir-se-á uma advertência e uma redução do número de votos a determinar pela Q&A.
  3. A Q&A, e/ou os seus parceiros, irão verificar pelo menos 50% dos participantes ativos sobre a forma de realização das campanhas.
  4. Um notário supervisionará o acompanhamento da Q&A dos controlos, entre os quais os controlos estabelecidos nos artigos 19.º, 23.º e 24.º do presente regulamento.
Recolha de avaliações
  1. Não é permitido que inquiridos na loja votem em papel ou por meio da rede de Internet disponível na loja. No entanto, é possível recrutar endereços de e-mail dos inquiridos. Esses inquiridos recebem, posteriormente, um convite da Q&A para participarem na votação. Também é possível remeter um potencial inquirido para os sites www.amelhorloja.pt e www.webshopawards.pt, onde pode inscrever-se para preencher o questionário.
  2. Os colaboradores da Q&A e do notário não estão autorizados a votar (ou participar na votação).
  3. Após o período de votação, é efetuada uma análise com listas de verificação, incluindo, mas não se limitando a:
    • Avaliações múltiplas: no caso de duas ou mais avaliações para um retalhista na mesma categoria, a partir de um único endereço de correio eletrónico, apenas a uma revisão é incluída e as restantes são removidas.
    • Velocidade de conclusão do questionário: as avaliações que forem totalmente concluídas num prazo de 90 segundos serão removidas, uma vez que é altamente improvável que tenham sido feitas com suficiente consideração.
    • Endereços IP: É realizada uma verificação aos endereços IP usados pelos inquiridos. Mais de três avaliações a partir de um único endereço IP, para um retalhista na mesma categoria, incluirão três avaliações e as restantes serão removidas.
    As avaliações aprovadas nessas verificações serão usadas para as notas finais. Neste caso, deve ser tida em conta uma redução dos votos, em consequência da qual o limite de votos já não é atingido.
  4. Uma correção baseada no número de avaliações é subtraída da nota final média para calcular a nota final corrigida. Este cálculo é estruturado de forma a que um maior número de avaliações resulte numa menor correção da nota final média.
  5. Quando o questionário digital não puder ser preenchido ("nenhum voto pode ser expresso") por um período superior a 24 horas, o período de votação é prorrogado pelo mesmo período de tempo.
Vencedores da categoria
  1. O vencedor da categoria é o retalhista nomeado com a maior marca final ajustada.
  2. Para retalhistas que possuem exatamente a mesma pontuação final corrigida, a pontuação final não corrigida é analisada. Se este número também for exatamente o mesmo, o retalhista com o maior número de votos (após análise) é declarado o vencedor.
  3. Os vencedores da categoria podem usar o logótipo associado ao prémio da categoria, apenas de acordo com o contrato de licença do logótipo, que deve ser lido e assinado previamente.
Vencedores gerais
  1. O vencedor geral de "A Melhor Loja Portugal" e do "Webshop Award Portugal" é determinado com base no NPS, entre outros critérios. Apenas as cadeias de retalho/lojas eletrónicas que alcançarem um mínimo de 380 avaliações, após a análise, e se tornaram vencedores da categoria, são elegíveis para esses títulos gerais. Se uma rede de lojas/loja virtual ganhou várias categorias, essas classificações/números são somados proporcionalmente.
  2. Para determinar o vencedor geral do prémio "Retailer of the Year Portugal", os consumidores são convidados, no período de votação, no final da análise de categorias, qual o retalhista que consideram ser o mais favorito. São também convidados a avaliar esse retalhista com base na distinção.
  3. Os vencedores gerais podem utilizar o logótipo associado ao prémio geral apenas de acordo com o contrato de licença do logótipo, que deve ser lido e assinado no prazo solicitado.
Dados pessoais
  1. A Q&A respeita a privacidade dos participantes nas votações. A Q&A tratará todos os dados pessoais fornecidos no contexto de uma avaliação, de acordo com o RGPD.
Responsabilidade
  1. Q&A (bem como suas empresas irmãs/mãe) e os seus parceiros não podem ser responsabilizados por quaisquer danos resultantes da participação nestas votações. Qualquer responsabilidade e/ou obrigação por danos diretos, imateriais ou indiretos, incluindo danos consequenciais e perda de rendimentos resultantes da participação e/ou dos resultados das votações e/ou do direito de votar é expressamente rejeitada pela Q&A.
  2. Os resultados das votações não podem ser discutidos ou correspondidos.
Propriedade intelectual
  1. As votações, o design, os questionários, a tecnologia e o URL das votações estão sujeitos aos direitos de propriedade intelectual pertencentes à Q&A (e/ou sua organização-mãe Avantage BV) e/ou seus parceiros afiliados. Todas as informações oferecidas, incluindo textos, material gráfico, logótipos, bem como material de imagem e som, também estão protegidas por direitos de autor. Qualquer publicação ou reprodução de propriedade intelectual pertencente à Q&A (e/ou sua organização-mãe Avantage BV), é proibida sem o consentimento expresso por escrito da Q&A.
Disposições finais
  1. Este documento foi preparado com muito cuidado, mas reservam-se os erros, incluindo erros de texto/impressão e/ou tradução.
  2. Em todos os casos não previstos neste regulamento, a decisão cabe à Q&A.