Como funciona a eleição?
1. Motive os seus clientes a votar
2. Os consumidores avaliam as suas (web)lojas favoritas
No questionário, o consumidor escolhe uma loja (web ou física) e uma categoria. Verifque a visão geral das categorias.
O consumidor avalia o retalhista em seis aspetos:
Gama de Produtos
Prestabilidade e serviço
Especialização e prestação de informações
Facilidade de compra
Preço
Aparência
Além de uma avaliação, os consumidores deixam as suas informações pessoais, especificamente sexo, idade e endereço de e-mail.
Como participante, tem ao seu dispor a opção de acrescentar perguntas adicionais ao questionário. Essas perguntas oferecem a oportunidade de coletar informações adicionais do consumidor. Várias perguntas padrão foram preparadas, mas a personalização também é uma possibilidade. Veja a opção para perguntas adicionais.
3. Aumentamos a confiabilidade
"Após o período de votação, analisamos todos os votos através do seguinte sistema de controlo:
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Várias avaliações: se houver duas ou mais avaliações para um retalhista na mesma categoria desde um endereço de e-mail, uma avaliação é incluída e as outras avaliações são removidas.
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Velocidade de conclusão do questionário: as avaliações concluídas em 90 segundos são removidas, pois é altamente duvidoso que sejam concluídas seriamente;
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Endereços IP: uma verificação será feita nos endereços IP usados pelos entrevistados. Se houver mais de três avaliações de um endereço IP para um retalhista na mesma categoria, três avaliações serão incluídas e as avaliações restantes serão removidas.
As avaliações que atendam a esses pontos de verificação serão usadas para as notas finais. Portanto, lembre-se de que o número de votos que recolheu antes desta análise ainda pode diminuir, o que pode resultar no não cumprimento do limite de votos após a análise.
Ponderação com base na relevância dos critérios.
As avaliações determinam a pontuação final ponderada de uma empresa (online) dentro de uma categoria. Nem todos os critérios são igualmente importantes. O cálculo da pontuação final é baseado na importância de cada critério dentro de uma categoria. Essa ponderação é determinada por uma amostra aleatória. Um exemplo é mostrado abaixo:
Aspeto | Nota | Importância | Grau x Importância |
---|---|---|---|
Seleção | 7,5 | 25% | 1,875 |
Utilidade e prestação de serviços | 7 | 15% | 1,050 |
Conhecimento e fornecimento de informações | 6 | 10% | 0,600 |
Facilidade de compra | 8 | 10% | 0,800 |
Preço | 5,5 | 25% | 1,375 |
Aparência | 7,5 | 15% | 1,125 |
Resultado final | 6,83 |
Correção da pontuação final ponderada.
Uma correção baseada no número de avaliações é subtraída da nota média final para calcular a nota final corrigida. Esse cálculo é estruturado de forma que um maior número de avaliações resulte numa menor correção da nota média final. Um exemplo é mostrado abaixo:
Grau Ponderado | Número de avaliações | Correção | Nota final corrigida | |
---|---|---|---|---|
Web(loja) A | 6,83 | 380 | 0,20 | 6,63 |
Web(loja) B | 6,83 | 500 | 0,18 | 6,65 | Web(loja) C | 6,83 | 750 | 0,14 | 6,69 |
Web(loja) D | 6,83 | 1500 | 0,10 | 6,73 |
Web(loja) E | 6,83 | 3000 | 0,07 | 6,76 |
4. Anunciamos os nomeados!
Dentro de qualquer categoria, serão nomeados no mínimo dois e no máximo cinco retalhistas. Se mais de cinco retalhistas tiverem o número necessário de avaliações com a maior pontuação agregada serão selecionados. Se apenas um retalhista cumprir esse requisito dentro de uma categoria, a Q&A pode ajustar o limite de votos para 380 avaliações.
5. Anunciaremos os vencedores!
Todos os indicados serão convidados para uma cerimónia festiva de premiação. O nomeado com a pontuação final corrigida mais alta é o vencedor do título de 'A Melhor Loja de Portugal' e / ou 'Webshop Awards Portugal' na categoria relevante.
O vencedor do prémio 'A Melhor Loja de Portugal' é determinado pelos consumidores durante a avaliação da categoria. No final do questionário, os consumidores são questionados sobre qual retalhista consideram que é o melhor e em que medida este se distingue de outras lojas (da web).